sexta-feira, 20 de abril de 2012

Como fazer papel reciclado sem complicação





Fazer papel reciclado é uma verdadeira arte. Fazer uso deste papel é ainda mais especial. Procure utilizá-lo para momentos especiais, como confeccionar lindos cartões.
Vamos aprender? Confira:
Materiais:
  • Liquidificador
  • Balde
  • Cola branca do tipo escolar
  • Papel (não pode estar sujo com comida. Use papeis já escritos ou com impressão. Também é possível usar jornal, folhetos de propaganda de supermercado ou folhas de revista)
  • Tela de nylon ou arame para papel reciclado
  • Bacia (deverá ser maior que a tela)
  • Pano de prato
Modo de preparo:
Pique bastante papel em pedaços bem pequenos. Saiba que você precisa de cerca de três folhas de papel normal para fazer somente uma folha de papel reciclado. Coloque tudo de molho num balde com 3 ou mais litros de água. Deixe descansar por 24 horas.
Coloque duas xícaras de papel amolecido (não escorra a água) no liquidificador e acrescente quatro colheres de sopa de cola. Bata tudo até ficar homogêneo e o papel ficar bem dissolvido.
Você deve colocar a mistura dentro da bacia e logo depois afundar a tela até o fundo deste recipiente.



Mexa um pouco a tela e você vai ver que o papel vai se depositando sobre a própria tela. Com um movimento bem lento, retire a tela da bacia (veja na foto acima). A água vai escorrer. Estenda o pano de prato e, num movimento bem rápido, vire a tela ao contrário para que o papel saia inteiro no tecido.
Pronto! Deixe secar ali mesmo. Se quiser fazer mais, é só colocar a tela de volta na bacia, pois restos de papel podem ter ficado no recipiente.
Vale a pena investir na tela para fazer papel reciclado, pois é um material muito barato e você pode se divertir fazendo este artesanato.
Dica: na água da bacia você poderá pingar 10 gotas de qualquer corante (até os comestíveis) para dar uma corzinha para o papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário