quarta-feira, 21 de outubro de 2015

GARRAFAS DECORADAS COM LINHA


Reciclar é um pequeno passo no desenvolvimento de uma consciência coletiva ambiental, mas pode ser um exercício na busca por políticas ambientais mais concretas e efetivas.
Que tal deixarmos as críticas de lado e começarmos a agir?

Não jogue suas garrafas e vidros no lixo. Recicle e crie lindos objetos decorativos ou de uso. Além de livrar seu lixo de algo que leva mais de 500 anos para ser absorvido e diminuir o impacto ambiental, você estará enfeitando o seu lar ou presenteando um amigo com algo exclusivo e feito por suas mãos.
RECICLAR É CHIC! RECICLAR É ESTAR CONECTADO COM O PLANETA!

MATERIAIS:
  • garrafas de vidro 
  • álcool e pano de limpeza
  • linha para crochê, bordado ou barbante colorido
  • cola branca extra forte para artesanato ou cola gel
  • Pincel, palito de dente
MATERIAL OPCIONAL:
  • termolina leitosa caseira ou industrial
  • verniz acrílico ou verniz vitral
  • solvente no caso de usar verniz vitral.
  • lixa fina
PASSO-A-PASSO:
  1. Retire o rótulo, cola e lave bem com água e sabão. Deixe emborcada até ficar bem seca.
  2. Limpe a garrafa com álcool e um pano de limpeza para desengordurar e retirar qualquer resíduo de cola.
  3. Escolha por onde quer começar a enrolar a linha. Pelo gargalo ou pela base da garrafa. Eu preferi começar pelo gargalo da garrafa. 
  4. Comece a enrolar a linha na garrafa. Passe um pouco de cola em uma pequena área. Use um pincel ou o próprio dedo. A medida que terminar de enrolar, passe mais cola. Isto evita da cola secar antes de terminar de enrolar. Dica: algumas pessoas dão nó na primeira carreira, eu prefiro sobrepor a ponta da linha com a próxima carreira. Eu acho que assim o acabamento fica mais delicado.

Procure enrolar a linha bem próxima da anterior. Caso fique alguma separação entre as fileiras, empurre com o dedo ou use um palito de dente. Mas, tome cuidado para não sobrepor uma fileira sobre a outra. Cole a linha até a base da garrafa. Corte a linha e cole a ponta. Espere secar antes de iniciar o fundo.




Faça o fundo da garrafa. Não é obrigatório enrolar a linha no fundo da garrafa, mas eu gosto de fazê-lo para ter um acabamento mais bonito e completo. Se for o seu caso você tem duas opções possíveis. A primeira é ir continuar enrolando até terminar de cobrir todo o fundo. A segunda é enrolar a linha fora da garrafa sobre uma superfície forrada com plástico e sempre unindo com cola branca até ficar com o tamanho desejado. Forme um disco o mais redondo possível começando pelo meio. Não corte a linha antes de terminar a colagem do fundo na garrafa. Sempre fica uma brecha do vidro que será preciso cobrir com a linha. Deixe secar bem antes de retirar do plástico. Eu fiz a segunda opção. Dica: Para um melhor acabamento e evitar que a linha enrolada na garrafa solte, deixe-a secar bem antes de fazer o fundo. 



Cole o fundo na garrafa. Passe cola branca no fundo da garrafa e sobreponha o disco feito 
com a linha. Pressione para colar o disco na garrafa.




Se sua garrafa tiver tampa ou rolha faça o mesmo trabalho com a mesma. Quando terminar deixe secar bem. Dica: A grande maioria, das pessoas, para por aqui. Nesta etapa a garrafa mantém o toque macio da linha. Mas, o trabalho não deve ser molhado ou usado para colocar líquidos (bebidas, óleos ou azeites...) e nem como vaso para plantas naturais que requeiram água. Destina-se apenas como peça decorativa e com pouca manipulação. A limpeza deve ser feita com um espanador ou aspirador de pó. Nunca use pano úmido em garrafas sem verniz. A umidade pode amolecer a cola e soltar a linha.


  1. ETAPA OPCIONAL: Caso você queira um trabalho mais duradouro e protegido siga os próximos passos.
  2. Passe uma camada de cola branca diluída ou termolina leitosa sobre o trabalho. Espere secagem total.




Escolha o seu verniz. No caso do verniz acrílico (brilhante ou fosco) que é a base de água a durabilidade aumenta e facilita a limpeza, mas a peça não poderá ser usada para outra finalidade que não a de decoração. Se você quer usar a garrafa para colocar água ou outro líquido (azeite, licor...) use o verniz vitral que irá facilitar e permitir a limpeza com água e detergente neutro. 


Com um pincel macio passe o verniz escolhido que pode ser o verniz acrílico ou o verniz vitral. Eu optei pelo verniz vitral. O verniz úmido deixa a peça esbranquiçada, mas fica transparente ao secar.




Depois que a primeira demão secar bem use uma lixa fina para deixar a textura mais macia. Tire o pó com um paninho seco e passe uma segunda demão de verniz. Deixe secar completamente em local arejado e sem poeira.



Um novelo de linha de algodão mercerizado da Círculo com 125 metros (Cléa 125) foi suficiente para duas garrafas com um pouco mais de 20 cm de altura e uma tampa. E sobrou o suficiente para outra tampa ou rolha.


O verniz vitral garante uma boa proteção e viabiliza o uso das garrafas no dia a dia tornando-as à prova de água e permitindo o uso de detergente neutro em sua limpeza.



Entretanto, é importante lembrar que este trabalho é manual e alguns cuidados devem ser seguidos:



O que acharam? Espero que tenham gostado e façam muitas garrafinhas decoradas. 


bom dia e um otimo trabalho

adilson


Um comentário:

  1. Olá Lennon!
    Fico feliz que tenha gostado de meu trabalho. Não se importo que seja compartilhado, só peço que coloque a fonte e os créditos.
    Obrigada.
    http://teresacintra.blogspot.com.br/2015/10/garrafa-reciclada-vii.html

    ResponderExcluir